Mapa de riscos

Mapa de riscos

O que é:

 

O mapeamento de riscos é uma ferramenta utilizada por diversos setores, seja comercial ou industrial. A partir de representações gráficas, consegue-se fornecer informações cruciais sobre os riscos encontrados no ambiente em questão.

Com o Mapa de riscos, o valor agregado ao estabelecimento tem relação direta com a segurança dos trabalhadores. Pois com ele é possível evitar que acidentes venham a ocorrer e que consequentemente o negócio em questão seja mal visto pela sociedade. Além disso, a falta de um mapeamento ou de sua atualização, gera não conformidades para o local. Isso pode acarretar em multas, podendo levar até a interdição.

 

Como é feito:

 

A elaboração do mapeamento se dá através de estudos e análises do local, sendo setorial ou geral. Com o auxílio da planta local e um conjunto de cores e formas, é possível simbolizar o tipo e o grau do risco.  Através do CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) em conjunto com o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia e em Medicina do Trabalho) do local, dois setores de extrema importância em uma empresa, é possível elaborar o mapa de risco. Entretanto, caso a empresa não tenha esses setores, deve-se contratar serviços de profissionais capacitados ou empresas de consultoria que oferecem o serviço, tanto para realizar o estudo e a elaboração do mapa quanto para atualizá-lo. Qualquer mudança brusca no local necessita que os riscos sejam revisados para estarem de acordo com as normas. Sendo assim, é possível evitar que problemas possam vir a ocorrer futuramente no estabelecimento.

 
 

Solicite um contato

Preencha o formulário abaixo: